Treino de funções executivas e aprendizado 2ª Edição - Digital
9786555768121
Treino de funções executivas e aprendizado 2ª Edição - Digital
Treino de funções executivas e aprendizado 2ª Edição - Digital
9786555768121
Compartilhe nas redes
De: U$0.00Por: U$71.00ou X de
- loja 100% segura
- Parcelamento em até 12x sem juros
- 5% de desconto no boleto
Calcule o frete
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Compartilhe nas redes
Sobre o Curso
A Série Psicologia e Neurociências do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo fornece instrumentos e estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados inclusive para quadros neuropsiquiátricos. São treinos pautados na prática clínica de equipe multidisciplinar para guiar pacientes na conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente.
Treino de funções executivas e aprendizado oferece dois programas, um para crianças e outro para adolescentes, de 12 sessões cada, com o objetivo de facilitar o processo escolar e a organização cognitiva com esquemas práticos que treinam automonitoramento, planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, flexibilidade mental, autorregulação, controle inibitório e memória operacional. Ao buscar alternativas para um problema específico, os pacientes ampliam a capacidade criativa e estratégica de possibilidades, autorregulam-se emocionalmente, controlam seu comportamento diante de possível frustração sem desistir do seu desafio e alcançam maior sucesso escolar e de aprendizagem.
Treino de funções executivas e aprendizado oferece dois programas, um para crianças e outro para adolescentes, de 12 sessões cada, com o objetivo de facilitar o processo escolar e a organização cognitiva com esquemas práticos que treinam automonitoramento, planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, flexibilidade mental, autorregulação, controle inibitório e memória operacional. Ao buscar alternativas para um problema específico, os pacientes ampliam a capacidade criativa e estratégica de possibilidades, autorregulam-se emocionalmente, controlam seu comportamento diante de possível frustração sem desistir do seu desafio e alcançam maior sucesso escolar e de aprendizagem.
Currículo
Autores | Ana Paula Pissarra Marques; Alison Vanessa Morroni Amaral; Telma Pantano |
---|
Sinopse
Sinopse | Este livro enfoca a prática do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Fornece instrumentos e estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados para criança ou adolescente com queixas de aprendizagem. O livro traz treinos pautados na prática clínica de equipe multidisciplinar para guiar pacientes na conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente. |
---|
Sumário
Sumário | Apresentação da Série Psicologia e Neurociências.....................XIII MÓDULO I – CRIANÇAS ................................................... 1 Introdução ..................................................... 3 Finalidade do programa ............................................... 5 Funções executivas e seu desenvolvimento ..................... 7 Funções executivas e transtornos do desenvolvimento .......... 9 Memória operacional.............................................. 11 Controle inibitório e automonitoramento .......................... 13 Metacognição ........................................................ 14 Mapas mentais ........................................................ 15 Estrutura e desenvolvimento do programa......................... 17 Como utilizar o material .............................................. 18 Materiais anexos .................................................. 19 Como organizar-se na sessão.................................................................... 20 Sessão 1 .................................................................. 23 Sessão 2 ................................................................ 26 Sessão 3 ..................................................................... 31 Sessão 4 ................................................................ 35 Sessão 5 ......................................................... 39 Sessão 6 ...................................................................... 43 Sessão 7 ............................................................... 47 Sessão 8 ........................................................... 51 Sessão 9 ................................................. 55 XII treino de funções executivas e aprendizado Sessão 10 ................................................................. 58 Sessão 11 ................................................................................ 62 Sessão 12 ........................................................................... 67 Referências bibliográficas.......................................... 71 MÓDULO II – ADOLESCENTES............................................ 73 Introdução .................................................................... 74 Finalidade do programa ...................................................... 76 Funções executivas e seu desenvolvimento ......................... 78 Funções executivas e transtornos do desenvolvimento .............. 81 Metacognição .......................................... 83 Memória operacional................................ 84 Automonitoramento, controle inibitório e autorregulação ............ 86 Mapas mentais .......................................... 87 Estrutura e utilização do programa ..............88 Como utilizar o material ............................. 89 Como organizar-se na sessão...................... 90 Materiais anexos ........................................ 91 Sessão 1 ..................................................... 92 Sessão 2 .................................................... 96 Sessão 3 .................................................... 102 Sessão 4 .................................................... 107 Sessão 5 .................................................... 110 Sessão 6 .................................................... 113 Sessão 7 ..................................................... 117 Sessão 8 ..................................................... 121 Sessão 9 ..................................................... 124 Sessão 10 .................................................... 128 Sessão 11 ..................................................... 132 Sessão 12 .................................................... 135 Referências bibliográficas ........................... 139 Índice remissivo.......................................... 141 Slides – crianças......................................... 145 Slides – adolescentes..................................... |
---|
Especificações
ISBN | 9786555768121 |
---|---|
Número de páginas | 312 |
Ano de publicação | 2022 |
Série | Série Psicologia e Neurociências |
Tipo de produto | E-Books |
Link imagem | https://www.manole.com.br/arquivos/course-desc.png |
Requisitos mínimos
Requisitos mínimos para leitura do e-book | A Editora Manole adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks). Compatibilidade Além do acesso on-line e Off-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android. Acesso aos e-books • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra; • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”. Acessibilidade • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada; • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite). Observações importantes • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line; • Não é permitida a impressão dos e-books; • Os e-books adquiridos no site da Editora Manole não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev; |
---|
Sobre o autor
Currículo | Ana Paula Pissarra Marques - Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Neuropsicologia e Neurociências (CEPSIC¬-HCFMUSP). Estagiária do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) em Neuropsicologia em 2015, com ênfase na avaliação, reabilitação neuropsicológica e psicopatológica. Formação em terapia junguiana, hipnoterapia e técnicas de mindfulness. Colaboradora e pesquisadora no Hospital Dia Infantil (HDI) do IPq-HCFMUSP, no grupo de estimulação das funções executivas. Alison Vanessa Morroni Amaral - Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera, em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Superior de Educação da América Latina (Isal) e em Neuro-educação pela Universidade Mozarteum (Famosp) e Centro de Estudos em Fonoaudiologia (Cefac). Especialização Multidisciplinar em Psiquiatria Infantil e Adolescência. Formação em Saúde Mental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Especialização Intervenção em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami). Colaboradora e pesquisadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (IPq-HCFMUSP) nos grupos de estimulação no Treino de Funções Executivas e Aprendizagem, Habilidades Socio¬emocionais a partir de Histórias Infantis e Habilidades Matemáticas e autora dos manuais Treino de matemática para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, Treino de habilidades matemáticas para crianças e adolescentes e Estratégias de manejo e intervenções em sala de aula. Telma Pantano - Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -(HCFMUSP).¬ Vice-coordenadora do Hospital Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e especialista em Linguagem. Mestre e Doutora em Ciências e Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e Coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica. |
---|
Veja toda a programação
Veja todos os coordenadores
Mais de:
Relacionados
-
U$101.00 até 10x de U$10.10sem juros ouà vista no boleto
-
U$22.25 até 2x de U$11.12sem juros ouà vista no boleto
-
U$22.00 até 2x de U$11.00sem juros ouà vista no boleto
-
U$26.00 até 2x de U$13.00sem juros ouà vista no boleto